quarta-feira, 13 de maio de 2009

Plano de Aula com brincadeiras diversas

Olá pessoal! Estou disponibilizando algumas idéias que realizei com 20 alunos. Foi maravilhoso, todos motivados e participativos. Espero que gostem e que possam auxiliá-los no dia-a-dia educacional. bjs!!!!

PLANO DE AULA
Série: 2º ano do 1º ciclo Turno: Matutino
Regente: Kátia Vasconcelos de Lima
6ª Regência em 08/10/08 - 04h

CONTEÚDOS
Ø Numerais e noções de quantidades; (matemática)
Ø Adição, subtração e multiplicação; (matemática)
Ø Lateralidade e atenção;
Ø Habilidades motoras;
Ø Ortografia; (linguagem escrita)
Ø Ampliação do vocabulário; (linguagem oral)
Ø Reconhecimento dos direitos e deveres da criança; (ciências sociais)
Ø Noções gerais de saúde: hábitos de higiene (ciências naturais)
Ø Criação de pinturas, colagens e modelagem; (artes)

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
1-Apresentação de fantoches objetivando contar a história de um menino que sofre as negligências e violências físicas e psicológicas dentro de sua casa, trabalhando a identificação dos direitos e deveres da criança, destacando a necessidade de mudar algumas atitudes e hábitos de higiene e comportamental ressaltando a combinação de regras para o bom convívio.

2-Conversa Informal com os alunos utilizando cartazes e figuras sobre os direitos e deveres da criança, trabalhando a linguagem oral e ampliação do vocabulário, mostrando seus valores e buscando a conscientização do respeito às regras e ao outro.

3-UM GAROTINHO CHAMADO AMOR
Objetivos específicos:
Socializar a turma, promovendo a interação e a motivação para a realização das atividades;
Trabalhar a linguagem oral e escrita;
Ter noções de valores;

Nº de participantes: toda a turma dividida em dupla.
Modo de brincar: a professora lerá o texto. Conforme a leitura haverá algumas palavras chaves. Quando ditas, as crianças realizar o que foi pedido, este acertado antes, na combinação das regras.
Texto: Um garotinho chamado Amor.
Era uma vez um garotinho chamado Amor. Amor, Amor sonhava sempre com a Paz. Certo dia descobriu que a vida só teria sentido, quando ele descobrisse a Paz e, foi justamente nesse dia que o Amor saiu a procurar a Paz.
Chegando ao colégio onde estudava, encontrou os seus amigos que tinham um Sorriso nos lábios e, foi nesse momento que o Amor começou a perceber que o Sorriso dos amigos transmitia a Paz, pois ele sentiu que a Paz existe no interior de cada um de nós, basta saber dar um Sorriso.
E nesse momento, com seus pensamentos, a turminha gritou bem forte: Amor, Amor, você encontrou a Paz que procuravas? O Amor respondeu com muita Garra: - Sim, encontrei a Paz, pois ela existe em cada um de nós, basta saber dar um Sorriso.
Então traga a Paz, o Sorriso e a Garra para junto de nós. Dê um Sorriso bem bonito e sejam todos Bem-vindos.
PAZ – aperto de mão.
AMOR – um abraço.
GARRA – troca de lugar.
SORRISO – gargalhada.
BEM-VINDO – bate palma.

4-Roda das cadeiras
Objetivos específicos:
· Desenvolver a coordenação motora;
· Desenvolver a agilidade e o espírito de equipe;
· Trabalhar a ortografia e percepção visual;
· Identificar os direitos da criança;
· Estimular a linguagem oral;

Modo de brincar:
Faz-se um grande círculo de cadeiras na sala, as crianças enfileiradas começam a rodear as cadeiras. Ao comando do professor, ou quando parar a música, as crianças deveram sentar-se rapidamente em uma cadeira. Aquela criança que não conseguir e ficar em pé deverá dizer um direito ou dever da criança. O professor ou a criança deverá escrevê-lo no quadro branco. Em seguida, tira-se uma das cadeiras, porém, as crianças não saem. Elas têm que começar a sentar-se juntas em uma mesma cadeira. Não há perdedores. No final da brincadeira as crianças deverão escrever em seus cadernos os direitos e deveres falados pelos colegas.

5-Stop
Objetivos específicos:
· Desenvolver a agilidade e o raciocínio lógico;
· Apreender os direitos e deveres da criança;
· Desenvolver a coordenação motora;
· Trabalhar a seqüência numérica;

Modo de brincar:
Faz-se um grande círculo e ao seu redor desenham-se vários círculos menores com dizeres dos direitos e deveres da criança. Cada criança ocupa um círculo e se apropria de um direito ou dever. Uma criança ou o professor fica no círculo maior. Ao falar a frase: “Toda criança tem o direito ou o dever de...” e completar a frase com algum direito ou dever, a criança que estiver no círculo com a palavra citada deverá correr para o círculo maior e gritar “stop”. As demais deverão correr para bem longe e parar quando ouvirem “stop”. O pegador terá de dar três grandes passos em qualquer direção para alcançar alguma das crianças. Se conseguir, esta criança será eliminada.

6- Quebra-cabeça de palavras
Objetivos específicos:
· Desenvolver a atenção e a linguagem escrita;
· Identificar os direitos e deveres da criança;
· Desenvolver a competitividade de forma saudável;

Modo de brincar:
Cada criança deve montar as palavras citadas pelo professor ou pelas as crianças com as letras de madeiras sem errar. Ganha quem montar corretamente em menos tempo. As demais crianças deverão escrever estas palavras em seus cadernos.

7-Corrida da farinha
Objetivos específicos:
· Desenvolver a agilidade e a percepção visual;
· Trabalhar a coordenação motora;
· Reconhecer a necessidade do outro ressaltando os valores e bons hábitos;
· Desenvolver noções de quantidades;

Modo de brincar:
Fazem-se duas fileiras de crianças. Todas com as mãos para trás. A primeira de cada fila coloca uma colher na boca e enche-a de farinha e leva sem derramar até o outro lado da sala e a coloca dentro de um recipiente. Em seguida, retorna e coloca a colher na boca de seu companheiro. A fileira vencedora será aquela que colocar mais farinha num recipiente em menos tempo.

8-Pular corda
Objetivos específicos:
· Trabalhar a coordenação motora;
· Desenvolver a percepção espacial e temporal;
· Interagir com o outro de forma prazerosa;

Modo de brincar:
Duas crianças seguram as pontas da corda. A terceira criança começa a pular e a realizar os movimentos pedidos sem pisar na corda. Ganha quem terminar a seqüência dos movimentos e sair sem errar.

9-Bingo dos direitos
Objetivos específicos:
Destacar os direitos e deveres da criança;
Desenvolver a concentração e o raciocínio lógico;
Trabalhar a ortografia;

Modo de brincar:
Para cada criança é dada uma cartela feita com três colunas e três linhas com direitos e deveres da criança em ordem aleatórios.
Toda criança terá em mãos um lápis para marcar as palavras que saírem.
A professora começa a sortear as palavras. As crianças verificam se em suas cartelas há a palavra falada e marcam. Binga quem conseguir marcar todas as palavras de sua cartela.

10-Crianças modeladas
Objetivos específicos:
Aguçar a imaginação da criança;
Exercitar a coordenação motora fina e a concentração da criança;
Criar em coletividade;

Modo de brincar:
Cada criança recebe massa de modelar. Esta começa a criar uma criança conforme sua visão, destacando seus direitos e deveres. Em seguida, todos juntam suas criações e montam um pequeno mural lembrando a importância e do cuidado com a criança.

11-Confecção de marcadores e cartazes
Objetivos específicos:
· Desenvolver a percepção visual;
· Trabalhar a coordenação motora;
· Estimular a criatividade e linguagem escrita;
· Ressaltar suas necessidades, desejos e sentimentos;
· Desenvolver o espírito de coletividade;

Modo de fazer:
A turma será dividida em pequenos grupos de quatro crianças. Estas confeccionaram através de desenhos, pinturas, recortes e colagens vários cartazes sobre a Universalização dos direitos e deveres da criança. Em seguida, colocaram em exposição num mural.

RECURSOS
Quadro branco;
Pincéis, giz de cera;
Lápis e cadernos;
Fantoches;
Palitos de picolé;
Cadeiras e colheres;
Farinha de trigo;
Copo descartável;
Fichas de palavras;
Giz branco;
Tesoura;
Cola branca
Letras de madeira;
Corda;
Massa de modelar;
Figuras e recortes;
Recursos humanos;

AVALIAÇÃO
Dar-se-á de forma contínua observando as reações e participações nas brincadeiras e jogos, seu desempenho e assimilação dos conteúdos permitindo a revisão da prática pedagógica.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente. Brasília: 1990.

GOMES, Morgana. Educativa a Revista do Professor. Conheça os Artesãos do Saber!. Matéria de Capa. Coleção Educativa. São Paulo: Editora Minuano, Ano II, n. 15, 2008.

KOBAYASHI, Maria do Carmo Monteiro. Guia do Educador. Educação Infantil Especial. Matéria de Capa. São Paulo: Editora Alto Astral, Ano I, n. 2, 2008.

VIDAL, Ana Paula, Guia Prático para Professores de Ensino Fundamental I. Contação de Histórias. Matéria da Capa. Revista do Educador. São Paulo: Editora Lua, Ano V, n. 15, 2008.

VIVEIROS, Mariana de,. Guia Prático para Professores de Educação Infantil. Dia das Crianças. Matéria de Capa. Revista do Educador. São Paulo: Editora Lua, Ano VI, n. 69, 2008.

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